O que você faria se alguém lhe reclamasse por estar falando em seu próprio idioma ? Veja a reação do técnico do Eibar

Eibar

Um episódio ocorrido no mundo do futebol está dando o que falar na Espanha. E não pelo esporte em si, mas sim por levantar polêmica sobre que idioma usar em coletivas de imprensa e o direito de usar o próprio idioma. O técnico do Eibar, Gaiza Garitano, que é do País Basco, e tem como língua nativa o basco, abandonou uma coletiva de imprensa depois de ter sido criticado por jornalistas por estar respondendo uma pergunta feita por um dos jornalistas no seu idioma.

O assessor de imprensa do time do Almeria, na Andaluzia, onde aconteceu o jogo, e se fala castelhano, pediu respeito aos jornalistas que insistiam em cortar a resposta de Garitano, sem sucesso. Diante da intolerância de alguns dos entrevistadores, o técnico simplesmente se levantou da cadeira e foi embora. O vídeo com as cenas do episódio, que pode ser visto neste link, viralizou na internet. A entrevista coletiva aconteceu no domingo (26), após o jogo entre o Eibar e o Almeria, no qual o time da casa derrotou por 2 a 0 o time basco.

Muitas vozes se levantaram em defesa do basco, entre eles o técnico do Bayern de Munique, Pepe Guardiola, que é da Catalunha, e costuma a responder perguntas em catalão. O vídeo em que diz que “tarde ou cedo todos entenderão que no mundo se pode falar em qualquer uma das mil línguas que existem” também viralizou na internet.

O governo central da Espanha pouco divulga, mas no país são falados quatro idiomas: o castelhano, o galego (Galícia), o basco (País Basco) e o catalão (Catalunha). Isso se deve ao fato da Espanha conhecida atualmente ser a junção reinos e principados, cada um com sua língua própria. No caso do País Basco e da Catalunha, a “união” se deu mediante a tomada do território depois de sangrentas batalhas.

Por isso, a identidade linguística é tão cara para os bascos e também para os catalães, que atualmente estão vivenciando um processo em busca da independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.