Campanha da ANC conclama população a ativar república da Catalunha

vic4 (2)
Cruzes amarelas simbolizam para ANC a morte do sistema de saúde da Catalunha promovida pelo estado espanhol

Dezenas de cruzes amarelas chamavam atenção nesta sexta-feira (22) na Praça Maior da cidade Vic, cidade a 60 km de Barcelona. O protesto, realizado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), marcou o lançamento da campanha intitulada “Ativa-te pela República Catalã” promovida pela entidade soberanista neste verão.
A ideia é chamar a atenção para o descaso do estado espanhol com a Catalunha denunciando o tratamento dado à saúde pública. Recentemente foram divulgadas na imprensa conversas gravadas entre o ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, e o então chefe da Agência Antifraude, Daniel de Alfonso, no qual comentavam: “Destroçamos o sistema de saúde deles”. Nos vários diálogos revelados pela imprensa os dois davam a entender estarem tentando fabricar escândalos para implicar políticos independentistas catalães.
Para publicizar a denúncia, voluntários da entidade distribuíram hoje cem mil folhetos com a frase na qual os dois se referem supostamente a atos do governo espanhol para deteriorar o sistema de atendimento médico à população na Catalunha. A distribuição aconteceu em frente a centros de atenção primárias e hospitais da comunidade autônoma.
A campanha da ANC antecede o ato anual da entidade no dia 11 de setembro (11-S), data que marca o aniversário do final da sangrenta Guerra de Secessão, quando a Espanha derrotou os exércitos catalães e tomou a região.
“As cruzes amarelas são para denunciar um estado que se mostra insensível ao sofrimento dos seus cidadãos. Cabe a nós construir entre todos um futuro melhor para nossos filhos e netos”, explicou o presidente da ANC, Jordi Sanchez.
A entidade informou que ao ato de hoje se sucederão outras ações durante, que acontecerão nas ruas e praias. “Queremos evidenciar que depois da nova vitória do Partido Popular (do primeiro ministro Mariano Rajoy) nas eleições gerais que a proclamação da República catalã é a única maneira de empreender as mudanças necessárias para garantir proteção social e o bem-estar dos catalães”, destacou Jordi Sanchez. Sanchez disse ainda que esse é o único caminho de garantir um entorno propício para o progresso da economia da região.
Entre os temas que serão abordados pela ANC durante a campanha estão pobreza energética, crise dos refugiados, falta de soberania, entre outros. A proposta da entidade é aumentar a maioria social favorável à independência da Catalunha e fazer o tema chegar ao conhecimento dos turistas que frequentam as praias durante o verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.