Corrente solidária em prol de vítimas de terremoto na Itália

Amatrice 3

Atos de solidariedade para ajudar os sobreviventes do terremoto que atingiu a região central da Itália no último dia 24 estão se multiplicando pelo mundo. Uma das iniciativas que mais adeptos conseguiu foi pensada pelo designer Paolo Campana, que sugeriu a restaurantes italianos que colocassem a venda em seus cardápios a pasta all’amatriciana, típica da cidade de Amatrice, uma das mais destruídas. A cada prato vendido pelos mais de 700 que já aderiram à campanha dois euros são revertidos para a Cruz Vermelha italiana. 
amatriceEstabelecimentos em outros países também aderiram à campanha. O chef britânico Jamie Oliver convidou seus clientes a “comer pela Itália”. Uma cadeia de restaurantes britânicos seguiu o exemplo e dois restaurantes em Nova Iorque e um em Espanha concordaram em fazer o mesmo.
“Alguns deles nunca cozinharam o molho, mas aderiram”, disse Campana à Agência France Press. O 50.º festival deste prato típico teria lugar neste final de semana na cidade. Morador de Roma, o Campana ia todos os anos, no dia 31 de dezembro, a Amatrice, com seus amigos saborear a pasta all’amatriciana no Hotel di Roma, hoje totalmente em ruínas.
A ideia também foi adotada pela rede internacional Slow Food. O diretor, Carlo Petrini, convidou os donos dos restaurantes a “colocar no menu o prato emblemático da cidade afetada, pelo menos durante um ano, e de doar parte das receitas”. “Pedimos também aos clientes que escolham este prato”, declarou em comunicado.
Iniciativas de solidariedade – Em dois dias, ações de solidariedade como esta propagaram-se pela península italiana e pelas redes sociais. Os centros de sangue têm estado sempre cheios.
Uma empresa de cruzeiros italiana enviou 150 colchões para a zona destruída pelo terramoto. E várias associações, como a Cruz Vermelha e a Cáritas, abriram centros que estão recebendo doações de artigos de primeira necessidade.
Um grupo imobiliário italiano ofereceu-se para colocar à disposição dos desalojados “30 mil casas desocupadas num raio de 20 a 30 quilômetros do epicentro”.
O mundo do futebol italiano também apoiou as vítimas. O presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentis, anunciou que uma parte da receita do jogo entre a sua equipe e o AC Milan seria para as vítimas do sismo. Sami Khedira, o meia alemão da Juventus, assegurou que ia doar 20 mil euros e que iria colocar em leilão uma das suas camisas assinada. O seu colega de equipe, Paulo Dybala, vai leiloar a camisa que usará em Roma, durante o jogo deste sábado (27), contra a Lazio. Maurizio Zamparini, presidente do Palermo, convidou todos os adeptos do clube siciliano a encherem o estádio Renzo Barbera no jogo contra o Nápoles, na próxima semana. A totalidade das receitas será para ajudar as vítimas.
Uma petição lançada na plataforma Change.org, sugerindo que o prêmio do Superlotto, a ser sorteada, no valor de 128,8 milhões de euros, seja revertida para as pessoas afetadas, já reúne mais de quatro mil assinaturas. Os moradores das cidades afetadas agradecem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.