Yvanka Trump e a polêmica foto no salão oval da Casa Branca

Ivanka Trump
Ivanka na sala oval da Casa Branca ao lado do pai e do primeiro ministro candense Justin Trudeau

Donald Trump não é o único da família a causar polêmica pelo que pensa, fala e faz. Yvanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, está se mostrando uma discípula exemplar na arte de causar indignação, especialmente nas redes sociais. Na última terça-feira (14), foi alvo de críticas por ter publicado no Twitter uma foto na qual aparece sentada na sala oval da Casa Branca ao lado do pai e do primeiro ministro candense Justin Trudeau. Na legenda, escreveu: “Um ótimo debate com dois líderes mundiais sobre a importância de as mulheres terem um lugar à mesa”.
Muitos não gostaram de ver a filha de Trump na mesa que vem sendo utilizada desde 1961 pelos presidentes norte-americanos, onde foram tomadas decisões que mudaram o destino de algunas nações e que levaram inclusive a guerras. A maior reclamação é que Yvanka não foi eleita para nenhum cargo e está atuando como primeira-dama enquanto sua madrastra, Melania Trump, vive em Nova Iorque.
Ivanka paraticipou de reunião na qual foi discutida a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Na ocasião, Estados Unidos e Canadá anunciaram que unirão esforços para mudar a legislação em matérias especialmente relevantes para mulheres trabalhadoras, nomeadamente a licença de maternidade.
Nas redes sociais os comentários foram os mais diversos. Alguns assinalaram o “nepotismo” da imagem, escrevendo que Ivanka não tem por que estar na Casa Branca. Outros comentaram: “Ivanka, ninguém te elegeu”, enquanto alguns salpicaram: “não fizeste nada para merecer esse lugar à mesa exceto seres filha de um pai rico e com uma gravata demasiado comprida”. Houve quem elogiasse a atitude da filha de Trump, aplaudida pelos apoiantes do presidente por “desempenhar um papel exemplar para todas as mulheres”.
Mas a maioria das reações foi negativa, repetindo-se a situação que aconteceu quando Ivanka decidiu colocar nas redes sociais uma imagem dela e do marido Jared Kushner – conselheiro de Trump – vestidos com roupa de gala, quando grande parte do país se manifestava contra a ordem executiva assinada pelo presidente Trump, em análise na justiça, que proibia a entrada nos EUA de cidadãos originários de sete países maioritariamente muçulmanos.

Ivanka festa
Yvanka e o marido Jared Kushner estidos com roupa de gala, quando grande parte do país se manifestava contra a ordem executiva que proibia a entrada nos EUA de cidadãos originários de sete países maioritariamente muçulmanos

Naquele episódio Ivanka foi acusada de falta de sensibilidade por ter colocado uma imagem de festa no momento em que o país, em tumulto, reagia ao veto migratório do presidente.
A filha de Trump também causou polêmica após a rede de lojas Nordstrom ter anunciado que iria deixar de vender a linha de vestuário de Ivanka, motivando um “tweet” irritado do próprio presidente e um comentário amplamente criticado de Kellyane Conway, conselheira de Trump, que fez publicidade da marca de Ivanka numa comunicação institucional da Casa Branca.

Mesa Casa Branca
Obama deixou que o menino Robby Novak fosse fotografado na mesa da sala oval

POLÊMICA – Até agora poucas pessoas que não ocuparam o cargo de presidente dos EUA foram fotografadas no mesmo lugar. Em geral, crianças, como filhos dos presidentes, ou algunas que visitaram a Casa Branca. Um deles foi Robby Novak, que ganhou o apelido de “O menino presidente” por sua vocação política e precocidade. Em uma visita a Washington, em 2013, Obama deixou que fosse fotografado com o telefone à mão.
Uma diferença ressaltada pelos críticos é que Ivanka Trump mantém uma marca de roupas e complementos com o seu nome. E os assessores de Trump, como Kellyanne Conway, fazem publicidade de seus artigos aproveitando-se da marca presidencial e da publicidade de estar na Casa Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.