Coreia do Sul abre portas a armas nucleares em resposta ao ditador nortecoreano

Ministério da Defesa sulcoreano contempla permitir volta de armas nucleares ao seu território em resposta resposta à sexta prova atômica realizada pela Coreia do Norte há dois días

Moon Sang-gyun, porta-voz do governo sulcoreano, admitiu que Seul pode abrir portas a entrada no país de arsenal nuclear norte-americano

O Ministerio de Defesa da Coreia do Sul assinalou hoje que contempla abrir as portas à entrada no país de armas nucleares norte-americanas como resposta à sexta prova atômica realizada pela Coreia do Norte há dois dias. “Estudamos todas as opções militares para se contrapor à ameaça armamentista do país vizinho”, declarou o porta-voz da Defesa, Moon Sang-gyun.
Os Estados Unidos retiraram as armas do território sulcoreano no início da década de 1990, quando as duas coreias assinaram acordo para a desnuclearização da península. Agora, Seul e Washington destacaram a necessidade de dar resposta militar à nova provocação coreana.
Moon indicou entretanto que o governo mantém seu “princípio de desnuclearização”. Por isso, a longo prazo objetivo do governo da Coreia do Sul é conseguir que a península fique livre de armas nucleares, segundo manifestou à agência de notícias local Yonhap.
MANOBRAS MILITARES – Nesta terça (05), o exército sulcoreano realizou manobras navais com fogo real no Mar do Este, também conhecido como Mar do Japão. Os exercícios contaram com a participação da fragata de 2.500 toneladas Gangwon, de uma patrulha de 1.000 toneladas e de vários navios de alta velocidade. Segundo o Ministério da Defesa, também houve lançamento de mísseis. “O treinamento está destinado a melhorar a capacidade de resposta imediata a possíveis provocações navais do inimigo”, afirmou Choi Young-chan.
As forças navais sulcoreanas também planejam realizar outras manobras de batalha durante os próximos quatros dias nas águas do sul do país asiático, com a participação de uma dezena de navios e caças F15-K e outras aeronaves logísticas e de vigilância. Também estão previstas exercócios com submarinos no Mar del Este na quinta e na sexta-feira.
Ontem, foram empreendidas manobras com fogo real, inclusive bombardeios aéreos e projetéis balísticos para ensaiar ataques à base onde Coreia do Norte realizou as seis provas atômicas. Soldados sulcoreanos foram enviados até a frontera com o país vizinho, em Hwacheon.

Han Tae Song, embaixador nortecoreano na Organização das Nações Unidas, disse que seu país continuará “enviando presentes” aos Estados Unidos

A Coreia do Norte fez nova ameaça hoje, informando que endereçou recentemente um “pacote de presente” aos Estados Unidos e que mais virão em seguida. A declaração foi feita por Han Tae Song, embaixador nortecoreano na Organização das Nações Unidas, em Genebra, em pronunciamento à Conferência do Desarmamento promovida pela ONU.
“As recentes medidas de autodefesa do meu país são pacotes de presente endereçados a ninguém mais que os EUA”, disse Han, ao fórum. E completou: “Os Estados Unidos continuarão a receber mais pacotes de presente do meu país enquanto continuarem recorrendo a provocações imprudentes e tentativas fúteis de colocar pressão na Coreia do Norte”, disse.
A Coreia do Norte realizou no último domingo o sexto ensaio atômico e o mais potente até a data. Foi usado um artefato termonuclear, que segundo o ditador Kim Jong-un pode ser instalado em um de seus projéteis balísticos intercontinentais. O que supõe que o país tem capacidade de levar a cabo um ataque nuclear sobre os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.