Diada da Catalunha será termômetro do apoio popular a referendo de independência

Cidadãos serão os protagonistas da Diada da Catalunha, quando se espera grande manifestação de apoio ao referendo de independência marcado para 1º de outubro 

Manifestantes farão uma grande cruz simbolizando o sim à indpendência nas ruas céntricas de Barcelona,como demonstra gráfico divulgado pela ANC

Nesta segunda-feira, 11 de setembro, quando se celebra a Diada da Catalunha, o termômetro das ruas apontará qual é o ânimo da população em relação ao referendo de independência. Espera-se uma manifestação multitudinária em apoio à consulta marcada para o próximo dia 1º de outubro, que é rechaçada pelo governo da Espanha.
A manifestação organizada pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), com apoio de Òmniun Cultural, começará às 17h14 (12h14 no horário de Brasília), quando está prevista a formação de uma grande cruz em ruas cêntricas de Barcelona. A Diada do Sim, como foi batizada, transmitirá mensagens de paz e defenderá diante do mundo o direito de autodeterminação da Catalunha.

Protagonismo passa aos cidadão depois de uma semana de intensa movimentação política com aprovação da Lei do Referendo

Será um momento de protagonismo dos cidadãos após uma semana de intensa movimentação política em Barcelona com a aprovação da Lei do Referendo e da Lei de Transitoriedade Política. A legislação abre passo à realização da votação e à proclamação da república em caso da vitória do sim.
Em Madri, os dias também foram movimentados. O governo espanhol recorreu à justiça contra membros do governo, do parlamento e “quaisquer outras pessoas” que tenham participado ativamente da decisão. Por orden judicial, a polícia nacional tem promovido batidas em gráficas, redações de jornais e sede de partidos políticos catalães em busca de cédulas eleitorais e urnas.
Os organizadores da Diada garantem que a resposta da cidadania às ameaças e contra o direito à autodeterminação será pacífica, alegre e festiva. Mais de 360 mil pessoas se eincreveram oficialmente para a Diada através da página web da ANC, mas a participação deve ser maior porque há muita gente que vai ao evento sem fazer o registro online. Além disso, 1,8 mil ônibus estão contratados para transportar gente de outros municípios a Barcelona.
Para Jordi Sànchez, presidente da ANC, são cifras que mostram ques a Diada se transformará num clamor inequívoco a favor do direito à autodeterminação e à independência. Sànchez agradeceu o trabalho do parlamento, que “dá a cobertura necessária para que as pessoas possam votar no dia 1º de outubro”. “O parlamento já fez o trabalho que lhe tocava e agora a cidadania fará a sua, que será encher as urnas de votos”, destacou.
A Diada da Catalunha marca a derrocada de Barcelona diante do exército Bourbon, em 1714, quando a monarquia espanhola venceu a Guerra de Sucessão. Foi então que a região foi submetida definitivamente ao reino da Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.