Barcelona através do olhar do fotógrafo Miguel Igreja

Roteiro traçado pelo fotógrafo pernambucano pela capital catalã é para ser realizado sem pressa, num convite à contemplação

Visitada diariamente por milhares de pessoas, Barcelona é uma das cidades do mundo com maior fluxo turístico. Isso faz com que haja uma ampla divulgação de roteiros para quem deseja conhecer ou revisitar a capital catalã. Na sua estréia, a seção Viaje Mundo Afora indica um roteiro sensorial, e sensacional, idealizado pelo fotógrafo recifense Miguel Igreja. Ele esteve na cidade em maio onde expôs fotos da exposição Pernambuco, Cultura, História e Mar, no restaurante Cantinho Brasileiro, e participou da turnê de apresentações por cidades europeias do grupo teatral Trupe Arte na Mochila.

Na semana que passou em Barcelona, Miguel descobriu que uma das melhores formas de conhecer a cidade é perdendo-se pelas suas ruas, contemplando-a sem pressa.  “Por várias vezes me perdi  em contemplações, viagens no tempo. Foram experiências fantásticas, com grandes descobertas e encontros”, relata.

Para Miguel, Barcelona é uma cidade multicultural apaixonante, um grande parque de esculturas ao ar livre com uma população alegre e diversa. “É um lugar onde o antigo e o moderno convivem harmonicamente, uma cidade para ser curtida sem pressa. Uma festa de cores, sons, sabores, saberes, texturas e aromas”, descreve.

Nas imagens que selecionou para o Blog Mundo Afora, Miguel  retrata famosos monumentos do arquiteto Antoni Gaudí, como a Sagrada Família, o Parque Güell e a Casa Milà, paradas obrigatórias de quem visita a cidade, com tomadas das fachadas e detalhes do interior, num belo jogo de luz e sombras. Também registrou numa grande panorâmica o Passeio Maria Cristina, emoldurado pelas Torres Venezianas e com o Museu de Ciências da Catalunha ao fundo.

O fotógrafo também passeou pelo Arco do Triunfo, pela Igreja de Santa Maria del Mar, pela Matriz de Barcelona e pelos mercados do Born e da Boqueria. Neste último, localizado nas Ramblas, explorou o colorido das bancas que vendem produtos variados, como frutas, especiarias, doces, biscoitos, sucos, e abriga quioscos com um amplo cardápio de pratos da culinária mediterrânea.

Miguel adentrou pelas ruas do casco antigo da cidade, formado pelos bairros do Born, Raval e Gótico, revelando detalhes das suas ruas estreitas, captando detalhes das belas varandas dos prédios antigos, em momentos diversos do dia. “Em Barcelona, o reflexo do sol nas paredes nos brinda com um belo espetáculo de luz e sombras e nos convida a caminhar sem  rumo, seguindo  por essas trilhas traçadas pelo sol”, filosofa.

Barcelona surpreendeu o fotógra tão positivamente, que ele pretende voltar em breve para uma nova estada. “Vou voltar para curtir a cidade no rítmo dos barceloneses. Com direito à siesta e à fiesta!”

Confira agora este maravilhoso roteiro e viaje com Miguel Igreja por Barcelona!

One thought on “Barcelona através do olhar do fotógrafo Miguel Igreja

  • 6 de junho de 2018 em 10:44
    Permalink

    Meravellosa Barcelona. #ViscaCatalunya

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.