“Nunca mais seremos súditos da Espanha”, prometem independentistas catalães

IMG_5252
Passeio Maria Cristina, em Barcelona, foi tomado por defensores da independência, no ato final de campanha da coalizão Junts pel Sí

O ato final da campanha da coalizão Juntos pelo Sim, que reúne políticos e membros da sociedade civil partidários da independência da Catalunha, realizado em Barcelona na última sexta-feira (25), foi permeado pela emoção. O público, estimado em 70 mil pessoas pelos organizadores, e os 135 candidatos ao parlamento inscritos na chapa, fizeram um juramento conjunto. “Nunca mais seremos súditos”, numa referência ao processo de separação da Espanha, que pretendem iniciar logo após as eleições deste domingo (27), caso consigam maioria dos votos e de cadeiras para o parlamento.
Realizado no Passeio Maria Cristina, tendo como fundo a mítica montanha de Montjuïc, o evento contou com a presença de artistas, escritores, cantores, cientistas das mais diversas áreas, que se revezaram no palco elencando os motivos para votar pelo sim à independência.
“Com o nosso voto deixaremos de ser aspirantes para nos tornarmos cidadãos. Proclamemos bem alto que só corresponde a nós decidir. Somos a luz de uma Catalunha independente”, conclamou o cantor Lluís Llach., que foi exilado político durante a ditadura franquista.
Reunidos em um palco depois de 30 anos, os ex-integrantes do grupo musical La Trinca, que cantava na década de 70 músicas de protesto contra o ditador Franco, também deram seu recado, embalando a platéia com o refrão: “Queremos ser livres. Ser livres queremos”.
A cantora de jazz Monica Green, norte-americana radicada em Barcelona, foi outra que compareceu ao palco para defender o processo soberanista. “Estamos juntos pela paz e pela esperança”, disse.
Líderes e ícones das mobilizações multitudinárias em prol da independência ocorridas nos últimos cinco anos na Catalunha, a ex-dirigentes da Assembleia Nacional Catalã (ANC), Carme Forcadell, e Òmnium Cultural, Muriel Casals, lembraram os caminhos seguidos até agora e da importância de praticar a democracia.
“Faremos este caminho de maneira democrática, como cidadãos ativos e comprometidos. Seremos os vigilantes deste processo, para que se dê sem irregularidades”, vaticinou.
Forcadell ressaltou que o futuro da Catalunha está nas mãos dos elitores que votarão neste domingo. “Podemos ter a honra de conseguir a nossa liberdade. Ser cidadãos ou continuar sendo súditos. Depende somente de nós”, enfatizou, emocionada diante do público.
O discurso com maior carga emotiva veio de Oriol Junqueras, do partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), um dos cabeça da chapa do Juntos pelo Simm. Numa referência ao seu avô, que enfrentou os duros dias da ditadura de Franco, quando se tentou exterminar o idioma catalão e muitos ativistas foram torturados ou mortos, teve a voz embargada ao destacar que este é um momento histórico. “Convido a todos a fazer uma conjura, ou seja, a jurar conjuntamente. Nunca mais nos conformaremos. Não queremos ter um pássaro na mão, como diz o ditado popular. Queremos voar e ser livres, como todos os pássaros do mundo”, gritou, sendo aplaudido e ovacionado com gritos de “independência”.
Na sequência veio o presidente da Catalunha, Artur Mas, um dos líderes da coalizão. Que agradeceu a população pela grande capacidade de mobilização e às pessoas que compõem a chapa por deixarem as diferenças de lado e lutarem por um objetivo comum. A coalizão Juntos pelo Sim reúne partidos de matizes completamente opostas, como o Convergência Democrática de Catalunha (CDC), partido de Mas, alinhado mais à direita, e a Esquerda Republicana de Junqueras. Bem como membros de organizações e entidades diversas. “Este sentimento de generosidade é exemplo para o mundo todo. É a mais potente mensagem. Políticos de partidos diferentes e pessoas de fora dos partidos se colocando de acordo porque o mais importante é o país que queremos construir”, destacou Mas. “Não importam os insultos que recebemos, nem as ameaças, e sim o que estamos fazendo juntos”, completou.
Raul Romeva, ex-eurodeputado, que é o candidato número 1 da lista da Juntos Pelo Sim, fechou o ato. “No domingo todos nós seremos fundamental. Para escrever uma nova história, para nossos filhos, pais e avôs. E faremos bem, em nome do nosso futuro”.
Nesta eleição serão escolhidos os 135 integrantes do Parlamento da Catalunha, pleito que está sendo encarado pelos partidos independentistas como plebiscitário. A proposta da coalizão Juntos pelo Sim, que segundo as pesquisas deve conquistar a maioria dos assentos, é abrir um processo constituinte que culminará com a proclamação da república da Catalunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.