Diada da Catalunha na mirada internacional

barcelona-batec
Pontos amarelos da campanha “A ponto” da ANC e Òmnium simbolizavam que independentistas estão preparados para a República

O mundo voltou os olhos para a Catalunha no último domingo, 11 de setembro, quando milhares de catalães foram às ruas das cidades de Lleida, Salt, Berga, Tarragona e Girona para dizer que já estão preparados para a desconexão da Espanha. Meios de comunicação de mais de 50 países fizeram cobertura da Diada 2016, organizada pela Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium Cultural, retratando o momento de efervescência política na região.
O Jornal do Commercio (JC), do Recife, esteve entre os jornais que publicaram matérias sobre o evento, que se tornou um dos assuntos mais comentados daquele dia nas redes sociais. Abaixo reproduzo o texto, assinado por mim, na edição do JC de 12 de setembro de 2016, na editoria de internacional. E na sequência a seleção de alguns links de matérias publicadas mundo afora.

jc-diada-12-set-2016Por Taíza Brito
Especial para o JC
BARCELONA – Os independentistas catalães demonstram que não estão dispostos a abrir mão do sonho de proclamar a república até o final de 2017. Em uma manifestação gigantesca realizada simultaneamente nas cidades de Lleida, Berga, Salt, Tarragona e Barcelona, gritaram em alto e bom som que a desconexão da Espanha é um caminho sem volta.
Organizado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium Cultural, entidades da sociedade civil, o protesto reproduziu a batida de um coração, que ecoou por todo o território. Os manifestantes carregavam um ponto amarelo, confeccionado em papelão, que simbolizava o lema “A ponto”.
Em cada local foi lido um trecho do manifesto que informa as prioridades da “nova república da Europa, que em breve fará parte das nações livres”. Na sequência, o público de cada cidade foi chamado a seguir a música e fazer a coreografia planejada. Depois disso, se uniram simultaneamente na dança.
Mais de 50 jornalistas de todo o mundo acompanharam a Diada 2016, realizada na data em que o Principado da Catalunha caiu diante das forças do exército do reino espanhol, em 1714.
Os presidentes da ANC, Jordi Sanchéz, e da Òmniun, Jordi Cuixart, destacaram que depois de hoje “ninguém deverá duvidar da vontade dos catalães de se tornar um povo livre”. “Não vamos desistir”, sentenciaram. Nas semanas anteriores ao ato se especulou muito se as duas entidades conseguiriam repetir o êxito das Diadas realizadas desde 2012, com participação média de 1,5 a 2 milhões de pessoas a cada edição.
Pelo que se viu neste domingo, a quinta edição não deixou a desejar. Pacífica e sem registro de incidentes, reuniu uma multidão de número equivalente, desta vez num ato descentralizado.
Sanchéz e Cuixart defenderam a realização de um referendum sobre a independência. “Não duvidem em nenhum momento de usar as urnas. Essa é uma linguagem que o mundo democrático entende e o melhor instrumento para manter esse país com um só povo”, declararam. O recado foi direcionado aos representantes dos partidos independentistas.
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont (Juntos pelo Sim), que comanda o processo de desconexão da Espanha, participou do ato em Salt, onde há o maior coletivo de imigrantes da Catalunha. A presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell (da mesma coligação), esteve em Tarragona. 
O governo da Espanha, que há nove meses funciona de forma interina pela falta de acordo em escolher o primeiro ministro depois de duas eleições gerais, está diante de um grande desafio.

Links de jornais pelo mundo:

The Guardian:
Hundreds of thousands of Catalans stage independence protests (‘Centenas de milhares de catalães participam de protestos independentistas’)
Politico.eu:
Catalans teach Spain a lesson in unity (‘Os catalães mostram a Espanha uma lição de unidade))
Time:
Hundreds of Thousands March for Independence Across Catalonia (‘Centens de milhares marcham pela independência da Catalunha’)
Le Monde:
Plusieurs centaines de milliers de manifestants en Catalogne pour l’indépendance (‘centenas de milhares de manifestantes na Catalunha pela independência’)
BBC:
Catalan independence: Hundreds of thousands rally for break with Spain(‘Independência de Catalunha: centena de milhares de pessoas se manifestam para se separar da Espanha’)
The New York Times:
Catalan Separatists Rally in Barcelona to Support Secession (‘Os separatistas catalães se manifestam a Barcelona em suporte a separação’)
Financial Times:
Catalans put doubts aside on national day (‘Os catalães deixam as dúvidas de lado na diada nacional’)
The Washington Post:
Catalan separatists rally in Barcelona to support secession (‘Os separatistas catalães se manifestam em Barcelona em suporte à secessão’)
Aljazeera:
Catalan separatists rally to push for break from Spain (‘Os separatistas catalães se manifestam para forçar a separação da Espanha’)
Reuters:
Catalans rally in support of independence from Spain (‘Os catalães se manifestam em suporte a independência da Espanha)
Diário de Notícias:
Separatistas manifestam-se nas ruas a favor da independência 
Times of Malta:
Catalan separatists rally in Barcelona to support secession (‘Os separatistas catalães se manifestam em Barcelona em suporte à secessão’)
Tagesschau.de:
Hunderttausende fordern Unabhängigkeit (‘Centenas de milhares pedem independência’)
Die Presse:
Zehntausende demonstrieren für Unabhängigkeit Kataloniens (‘Desenas de milhares de pessoas se manifestam pela independência da Catalunha’)
Rai News:
La Catalogna in piazza per l’indipendenza (‘Catalunha sai às ruas pela independência’)
Sputnik Brasil:
Manifestantes protestam em defesa da independência da Catalunha
RTL:
Espagne: des dizaines de milliers de manifestants exigent l’indépendance de la Catalogne (‘Espanha: dezemas de milhares de pessoas exigem a independência da Catalunha’)
20 Minutes Suisse:
Grosse manif pour une Catalogne indépendante (‘Grande manifestação por uma Catalunha independente’)
Le Figaro:
En Catalogne, les sécessionnistes montrent leur force (‘Na Catalunha, os independentistas mostram força’)
La Stampa:
Centinaia di migliaia in piazza contro Madrid: “Catalogna indipendente la prossima estate” (‘Centenas de milhares de pessoassaem às ruas contra Madri: “Catalunha indepenente no próximo verão’)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.