Obama 2008 x Trump 2016: mídia reflete sentimento do mundo diante das eleições dos EUA

obama-trump
Comentário no Twitter feito pelo ilustrador Bob Staake, sobre as capas da revista The New Yorker, foi compartilhado mais de 17 mil vezes

A edição online do caderno Verne do jornal El País traz hoje (14) uma análise interessante de capas de publicações impressas de todo o mundo sobre as vitórias de Barack Obama (2008) e Donald Trump (2016) para a presidência dos Estados Unidos. O comparativo foi puxado pelo comentário publicado no último dia 11 no Twitter pelo ilustrador Bob Staake, autor das capas da revista The New Yorker, compartilhado mais de 17 mil vezes. Bob Staake (@bobstaake) revela: “Que otimista me sentia quando ilustrava a primeira e que assustado estava quando criei a segunda”. A primeira capa foi intitulada “Reflexo”, enquanto a desta semana se chama “O muro”.

el-pais
Capas do El País de 2008 e 2016

El País explica na matéria que mesmo que nem todos os meios de comunicação tenham sido tão expressivos quanto The New Yorker, é possível verificar uma mudança brutal entre as capas sobre as vitórias de Obama e Trump. Verifica-se que os norte-americanos são mais comedidos que os jornais e revistas do resto do mundo. Mas todos mostraram respeito histórico diante da notícia sobre Obama por ser o primeiro presidente negro do país, enquanto os demais demonstraram surpresa frente ao triunfo de Trump na semana passada.

der-spiegel
Não são necessárias palavras para as capas de Der Spiegel

Um dos exemplos mais radicais vem do alemão Der Spiegel, que em 2008 destacou o sonho americano e na de agora mostra Trump como um meteoro que ameaça a Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.