Terror no centro de Londres

Terrorista Londres morto
Responsável pelo ataque, abatido pela polícia, foi identificado como Abu Izzadeen, de 41 anos, um pregador islâmico de origem jamaicana recém saído da prisão.

Um ataque terrorista ocorrido no coração de Londres nesta quarta-feira (22) terminou com quatro mortos e mais de vinte feridos. Entre eles dois civis que transitavam pela ponte de Westminster, um policial e o atacante, que foi morto a tiros ao tentar entrar no parlamento britânico. O autor do atentado foi identificado como Abu Izzadeen, de 41 anos, um pregador islâmico de origem jamaicana recém saído da prisão.
Segundo a polícia, o homem nascido no Reino Unido mudou o nome de Trevor Brooks para Abu Izzadeen após se converter ao islamismo. Era conhecido pelos seus discursos de ódio e, segundo o International Business Times, saiu recentemente da prisão, onde esteve por ter cometido crimes relacionados com terrorismo. Segundo o The Independent, há vídeos no YouTube em que Abu Izzadeen diz ser importante matar policiais e admite que todos os que estão no parlamento são infiéis.

Terrorista ponte vitima ponte 2
Mais de vinte pessoas foram atropeladas por atacante na ponte sob o rio Tamisa

Segundo a polícia, das vinte pessoas ficaram feridas, algumas em estado crítico. As autoridades acreditam inicialmente que outro homem haveria participado do ataque, mas ainda não há comprovação. Contudo, o porta-voz da polícia confirmou que as autoridades estão a explorar a possibilidade de existir um segundo atacante, referido por algumas testemunhas. O edifício do Parlamento foi revistado ponta a ponta.
O ataque ocorreu ao início da tarde. O homem, armado com uma faca longa, conduziu o seu carro pela ponte de Westminster atropelando vários pedestres. Uma mulher se jogou no rio Tamisa e foi resgatada com vida, embora em estado grave.

Terrorista Londres carro
Carro usado pelo atacante foi deixado na frente do parlamento

Depois, o atacante investiu o carro contra o gradeamento dos jardins e avaçou a pé em direção a dois polícias armados, esfaqueando um e ferindo outro. Ao tentar aceder ao interior do edifício onde estava a primeira-ministra Theresa May.
Nesse momento, os agentes de segurança atuaram, impedindo que ele entrasse no prédio. “À medida que ele tentava entrar no edifício, dois policiais à paisana gritaram que ele parasse. Mas ele ignorou as ordens. Então, eles dispararam duas ou três vezes até ele cair”, conta uma testemunha.
A ação ocorreu extamente uma ano após os atentados em Bruxelas que custaram a vida de 32 pessoas e deixaram mais 320 feridos. E guarda semelhanças como as ataques ocorridos com caminhões nas cidades de Nice, na França, e de Berlim, na Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.