Macron é o novo presidente da França

Emmanuel Macron, head of the political movement En Marche !, or Onwards !, and candidate for the 2017 presidential election, speaks with supporters during a campaign visit in Rodez, France, May 5, 2017. REUTERS/Regis Duvignau
Com 39 anos, Emmanuel Macron venceu as eleições francesas e o fantasma do nacionalismo de direita representado por Marine Le Pen

Emmanuel Macron, de 39 anos, é o novo presidente de França. Integrante partido Em Marcha, criado há apenas 14 meses, venceu o segundo turno das eleições com 65,1% dos votos contra 34,9% da sua adversária Marine Le Pen, da Frente Nacional. A votação deste domingo ficou marcada pela abstenção, que registou o valor mais elevado desde 1969, ultrapasando 25%.
O ex-ministro da economia do governo François Hollande nunca havia disputado uma eleição. Além de se tornar no presidente mais jovem desde o início da quinta República, Macron tornou-se também no primeiro chefe de Estado francês, desde 1958, que não vem de nenhum dos dois partidos tradicionais.
O Em Marcha baseia sua proposta política em superar as diferenças tradicionais entre a esquerda e a direita. No seu plano de governo, propõe um programa de investimento público de 50 milhões de euros para os próximos cinco anos, mas também um corte drástico na despesa pública.

Macron presidente eleitores
Enquanto Macron discursava ao vivo na TV, eleitores já comemoravam no átrio do Museu do Louvre. Le Pen reconheceu derrota após 16 minutos de encerrada a votação

DERROTA E FELICITAÇÕES – Marine Le Pen reconheceu a derrota a apenas 16 minutos depois encerrada a votação, às 20h16 no horario local (15h16 em Brasília), através da sua conta no Twitter. “Os franceses votaram no continuismo”, escreveu.
O atual presidente François Hollande divulgou nota oficial felicitando Macron, a quem saudou também através do Twitter. “A sua larga vitória confirma que uma grande maioria dos nossos compatriotas querem reunir-se em torno dos valores da República e marcar a sua ligação à União Europeia e à abertura de França ao mundo”, afirmou.
Revelando que já havia falado com Macron, Hollande disse que expressou “os maiores desejos de sucesso” e que continue no “caminho em direção ao progresso e justiça social”, completou.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também se manifestou através do microblog. “Parabéns a Emmanuel Macron, aos franceses que escolheram a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade e disseram não à tirania das fake news”, tuitou. Muitos outros chefes de Estado e líderes políticos felicitaram Macron por telefone ou pelas redes socias pouco tempo depois de fechadas as urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.