Freiras independentistas incendeiam campanha eleitoral na Catalunha

caram-forcades(1)
Caram e Forcades: independentistas e anticapitalistas, um incômodo para os políticos espanhóis e a Igreja

A militância política de duas freiras na Catalunha chamou a atenção da agência de notícias France Press (AFP), que publicou matéria sobre o tema na última quinta-feira (21), em sua edição digital em espanhol. As religiosas Teresa Forcades e Lucía Caram vêm incomodando a Nunciatura do Vaticano na Espanha pelo ativismo em prol da campanha independentista em curso na comunidade autônoma.

Teresa Forcades, beneditina, é fundadora do partido Processo Constituinte, anticapitalista e independentista. A argentina Lucía Caram, da Ordem Dominicana, que vive há 21 anos na Catalunha, também é defensora do processo soberanista. As duas são estrelas midiáticas na região, participando de entrevistas na TV, conferências, comícios, sendo bastante respeitadas.

Este perfil ativista estaria incomodando a Nunciatura Apostólica de Madri, que teria chamado atenção das duas. A AFP diz ter tentado contato com os representantes do vaticano sobre o assunto, sem sucesso.

“O núncio quer que eu me cale, mas não vai conseguir”, disse Caram, na última quarta-feira (20), num ato junto com o presidente da Catalunha, Artur Mas, e o prefeito de Barcelona, Xavier Trias, ambos independentistas. “Não faço militância para partido algum. Estou aqui para exercer minha vocação de ‘mosca cojonera'”, acrescentou, em referência a si própria como alguém que incomoda.

Caram também denunciou que vem sofrendo pressões do governo de Madri para cessar sua militância, o que foi negado pelo ministro do Interior, Jorge Fernandez Días, que declarou: “É triste que no século XXI que pessoas da Igreja se misturem com o mundo da política”.

Forcades também estaria recebendo o mesmo tipo de pressão. Médica, é conhecida por sua defesa em favor dos anticoncepcionais e o direito de abortar da mulher, além de ser uma ferrrenha anticapitalista. Também é crítica da indústria farmacêutica.

A participação de ambas em numerosos atos eleitorais durante o mês de maio, quando acontece a campanha para prefeito de Barcelona, tem chamado ainda mais atenção. Forcades, inclusive, tem pretensão de ser candidata pelo seu partido a uma das vagas para o Parlamento Catalão, prevista para 27 de setembro. O pleito será de vital importância para os independentistas, que caso venham obter o maior número de cadeiras, pretendem declarar a independência e proclamar a república catalã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.