Polícia evacua Sagrada Família em operação antiterrorista em Barcelona

Esquadrão antibombas foi chamado para investigar van estacionada nas imediações do templo. Operação iniciada às 20h15, horário local, foi concluída às 21h40, e classificada como alarme falso 

Agentes dos Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha, cercaram a área da Sagrada Família, em Barcelona, dentro de um operativo antiterrorista. A emblemática igreja projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, onde diariamente circulam milhares de turistas, foi evacuada. O trânsito foi cortado, o comercio fechado e suspendida a circulação das linhas de metrô nas imediações.
Os primeiros operativos chegaram na área pouco depois das 20h15 (15h15 no horário de Brasília), com brigadas policiais, ambulâncias e bombeiros. A ação foi divulgada através da conta do Twitter dos @mossos, que acionou uma unidade antibombas para inspeccionar uma van estacionada nas proximidades do templo. Às 21h40, foi anunciado que tratava-se de um alarme falso.

Houve inspeção policial em bloqueios nas estradas AP-7 e C-33, que causaram grandes engarrafamentos

Horas antes, a polícia estava realizando inspeção em bloqueios nas estradas AP-7 e C-33, que causaram grandes engarrafamentos. Também foi reforçado o efetivo no entorno do Camp Nou, onde hoje o Barcelona joga contra a Juventus pela Champions League. Segundo informações divulgadas por meios de comunicação locais, tais ações estavam relacionadas com a investigação na Sagrada Família.
Aa operação realizada no templo, a polícia primeiro ordenou a saída dos visitantes. Os trabalhadores foram retidos dentro da igreja e posteriormente liberados. Há informações de que dois homens foram investigados, mas não houve prisões.
Barcelona e Cambrils, na Catalunha, foram alvos de ataques terroristas no último dia 17 de agosto, no qual 16 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas. De acordo com as investigações, os integrantes da célula responsável pelo ataque palnejavam atacar monumentos públicos com explosivos, entre eles a Sagrada Família. Plano abortado por conta de explosão acidental que destruiu o material com que preparavam as bombas. A Estanha se encontra em alerta antiterrorista de nível 4, numa escala de 1 a 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.