Piu Piu pintado no navio da polícia espanhola vira ícone do referendo na Catalunha

Imagem do passarinho da Turma dos Looney Tones é usada nas redes sociais para ironizar repressão da Espanha, que mandaou tapar hoje o desenho do navio com lona

A polícia espanhola tapou com lonas escuras a pintura dos personagens da turma do Looney Tones estampada em um dos navios onde estão hospedados em Barcelona os seis mil soldados destinados a reprimir o referendo sobre a independência na Catalunha. A medida causou furor no Twitter, onde já vinham circulando muitas mensagens irônicas, especialmente acerca do personagem Piu Piu, um dos desenhos que mais se destaca na pintura do navio.

Lonas foram colocadas hoje por cima das imagens da Turma dos Looney Tones estampadas em um dos navios que serve de hotel para polícia espanhola no Porto de Barcelona

Os tuites de hoje vieram acompanhados pelas hashtags #TotsSomPiolín (Todos somos Piu Piu), #ResisteixPiolín (Resista Piu Piu) i #FreePiolín (Livre Piu Piu). Muitas das mensagens pedem a “libertação” do pequeno passarinho do desenho infantil, escondido por ordem do Ministério do Interior.
O frágil passarinho amarelo, famoso por ser perseguido pelo gato Frajola, se transformou em símbolo da resistência pacífica dos catalães que sonham com a independência após o atracamento dos barcos na capital catalã. E junto com os demais personagens da Warner Bros virou mote de piadas nas redes sociais sobre o vexame protagonizado pela Espanha ao abrigar os agentes da Guarda Civil e Polícia Nacional no barco. Que está decorado dentro e fora com desenhos dos bichinhos, inckusive no mobiliário.

Até a estelada, bandeira independentista catalã, ganhou versão protagonizada pelo Piu Piu

Piu Piu, personagem nascido em 1944, destaca-se por ser suficientemente inteligente e astuto para enganar o gato Frajola, que insistentemente tenta comê-lo sem sucesso, apesar de parecer ingênuo. Talvez por isso também tenha se transformado em ícone para os defensores da democracia, tão vitimada estes dias na Catalunha. Onde o governo espanhol tem protagonizado uma repressão política sem precedentes, com a polícia realizando buscas em gráficas, prisões políticas, entradas em readações de jornais, quebra de sigilo postal, entre outras.

Cartazes nas ruas de Barcelona usam a imagem do Piu Piu, conhecido na Espanha como Piolín, para defender liberdade de expressão

Mais além do tsunami de tuites com comentários divertidos tendo o Piu Piu como protagonista, a imagem do passarinho saltou para cartazes nas ruas reclamando a liberdade de expressão e o clamor “Votaremos”. Também virou avatar de vários perfis de catalães no Twitter e no Facebook.

Piu Piu diz “sim” ao referendo em postagem no Twitter que rechaça repressão policial da Esapnha contra catalães

A avalanche de mensagens utilizando a imagem do Piu Piu nas redes sociais se tornou motivo de crítica dos meios de comunicação baseados em Madri. Que lamentaram o fato do governo espanhol tenha alugado o navio decorado com a Turma do Looney Tones para alojar a polícia, o que seria desmoralizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.