Ex-ministro grego dá o que falar nas redes sociais

Grecia 3

A Grécia foi destaque nos noticiários de todo o mundo nesta segunda-feira (6) pela decisão da população, em plebiscito no último domingo (5), de rejeitar as medidas de austeridade sugeridas pelo Eurogrupo, formado pelo FMI, União Europeia e Banco Central Europeu. No meio da enxurrada de notícias, um personagem roubou a cena: Yanis Varoufakis, que renunciou ao cargo de ministro de Finanças. A decisão surpreendeu até mesmo os apoiadores do partido governista, o Syriza

Grecia ministroCom a renúncia, Varoufakis se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais como mostra matéria da BBC Brasil. O homem atlético e de cabeça raspada, de 54 anos, que se recusava a usar gravatas e circulava em uma motocicleta fascinou jornalistas, editores de moda e colunistas de celebridades no período em que ocupou o cargo.

Mas não apenas pelo seu estilo. E sim pelas opiniões expressadas durante as negociações com o Eurogrupo, que torcia o nariz para suas ideias. No plebiscito de domingo, ele teve um papel importante em convencer a maioria dos gregos a votar “não”.

Ao deixar o cargo, justificou no seu blog pessoal que foi “informado sobre uma certa preferência pela minha ‘ausência’ em reuniões por parte de alguns participantes do grupo do euro e diversos ‘parceiros'”. Isso porque durante as negociações recentes, ele entrou em conflito com os credores diversas vezes e acredita que sua renúncia ajudará o primeiro-ministro Alexis Tsipras a conseguir um acordo em Bruxelas.

A notícia se espalhou como pólvora nas redes sociais. No Brasil, o nome dele figurou nos trending topics no Twitter. Isso porque fãs e críticos encheram as redes sociais que argumentos contra ou a favor do ex-ministro. Muitos divulgaram montagens divertidas, como na que é comparado a um “Deus grego”.

Quanto à Grécia, as negociações serão retomadas nesta terça-feira (8). Abaixo, alguns links de matérias sobre o assunto publicadas na Europa, em português e espanhol:

Merkel e Hollande respeitam “não” grego mas exigem “propostas concretas”

Entra o aristocrata Tsakalotos, sai o arrogante Varoufakis. A ideologia mantém-se

Vai a Europa conseguir reinventar-se?

Ministro das Finanças grego demite-se

Las deudas que Alemania, el acreedor inflexible, nunca pagó

Tres escenarios posibles tras el “No” de Grecia a las exigencias de la Troika

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.