Eles prometem proclamar a república da Catalunha. Rajoy diz que não haverá independência

Lista unica
Forcadell, Romeva (primeiro da lista independentista), casals, Artur Mas e Oriol Junqueras

A união numa única chapa de representantes da sociedade civil catalã e políticos dos partidos CDC e ERC, com vistas a liderar um processo constituinte para declarar a independência da Catalunha, formalizada esta semana, provocou a ira do primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy. Em ato público realizado nesta quinta-feira (16), na sede do governo em Madri, ao lado da primeira ministra da Polônia, Ewa Kopacz, ele foi categórico: “Não haverá independência da Catalunha. Não haverá”, afirmou diante das câmeras.

Rajoy desafio
Rajoy na sede do governo em Madri: “Não haverá independência”

CDC e ERC anunciaram os cabeças da chapa que disputarão vagas no Parlamento da Catalunha no próximo dia 27 de setembro. À frente da lista está o ex-eurodeputado Raül Romeva, seguido pela ex-presidente da Associação Nacional Catalã (ANC), Carme Forcadell, e a ex-presidente da Òmnium Cultural, Muriel Casals. O atual presidente da Catalunha, Artur Mas (CDC), é o quarto, enquanto Oriol Junqueras, líder da ERC, ocupa a quinta vaga.

A ideia é que as eleições parlamentares ganhem caráter plebiscitário, uma vez que a maioria dos partidos que concorrerão ao pleito pretendem colocar como prioridade nos programas de governo a convocatória de uma assembleia constituinte e a declaração da república da Catalunha.

Os cinco primeiros integrantes da lista, que agregará outros nomes divididos percentualmente entre os dois partidos, são protagonistas do processo soberanista, com grande inserção popular. E carisma suficiente para voltar a mobilizar a população em torno da independência, que tem a simpatia de pelo menos metade dos votantes da região.

Certamente por isso a reação de Rajoy foi tão dura. O chefe do executivo espanhol declarou que as eleições de setembro terão apenas caráter autonômico. E disse que a “irresponsabilidade pode gerar problemas”, comparando os soberanistas ao primeiro ministro grego, Alexis Tsipras.

“Quando se prometem coisas que não se podem cumprir, gera-se frustração”, disse, ao frisar que Tsipras acabou aceitando as condições do Eurogrupo depois de levar os gregos a votarem contra as imposições para o resgate econômico do país.

“Isso é o que pode passar aos que prometem um estado catalão no caso de ganhar as eleições no parlamento”, completou. Rajoy ainda disse que prevalecerá a lei e o estado de direito. E que Catalunha continuará formando parte da Europa como membro do estado espanhol.

LISTA – O ex-eurodeputado Raül Romeva deixou o ICV em março passado porque o partido não apostou abertamente na soberania da Catalunha. Forcadell i Casals comandaram nos últimos anos as organizações da sociedade civil responsáveis pelas maiores manifestações populares em nome da independência. Enquanto Artur Mas e Oriol Junqueras são os políticos de maior protagonismo na luta soberanista.

O presidente da Catalunha foi o organizador da votação realizada em 9 de novembro de 2014, quando 2,3 milhões de pessoas foram as urnas votar sobre o processo, apoiado pelo líder esquerdista Junqueras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.