Partida Barça x Madri sob expectativa de protesto do Tsunami Democrático

Mais de três mil agentes de segurança estão mobilizados para a partida Barcelona x Real Madri, no Camp Nou, onde plataforma em defesa dos independentista convocou protesto contra repressão do governo espanhol 

Cartaz de convocatória do movimento Tsunami Democrático

O Barcelona enfrenta nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o Real Madri, no Camp Nou, em meio à expectativa de uma grande manifestação convocada pelo movimento conhecido como Tsunami Democrático. O grupo, que tem conseguido organizar protestos com grande engajamento através da internet, vem demonstrando poder de mobilização desde o último 18 de outubro, quando foram anunciadas as penas contra os presos independentistas condenados pela organização do referendo de autodeterminação e proclamação da república na Catalunha, em outubro de 2017.

No primeiro ato, em outubro, o Tsunami Democrático conseguiu fechar o Aeroporto do El Prat, em Barcelona, em repúdio às penas aos líderes independentistas, que somadas somam mais de cem anos de prisão. Após o feito, o movimento, que  atua sem expor seus coordenadores, pilotou diversos protestos em sequência, inclusive em Madri, e conseguiu fechar a fronteira da Catalunha com a França.

Para esta quarta-feira, já há milhares de pessoas inscritas para o protesto intitulado “Espanha sente e dialogue”. A campanha pretende forçar o governo espanhol a deixar de usar a repressão contra o movimento soberanistas catalão, que vem sendo criminalizado pela justiça.

Por conta da convocatória do protesto, mais de três mil agentes de segurança, entre os Mossos de Esquadra, a polícia local, e seguranças privados, estão mobilizados para tentar manter o transcurso normal da partida pelo campeonato espanhol.

Os agentes de segurança foram convocados para estar no local antes das 16:00, horário previsto para iniciarem os protestos nas proximidades do Camp Nou, em Barcelona.

Ainda não se sabe como será o ato, mas o Tsunami Democrático garantiu através dos seus canais na Internet que não pretende impedir a realização da partida.

A expectativa sobre o que acontecerá é grande tanto entre os veículos de comunicação espanhóis e catalães, como entre a imprensa internacional. A visibilidade que uma mobilização deste tipo pode ter abre margem a diversas especulações. Até o horário marcado para a concentração permanecerya icógnita. Estaremos atentos no Blog Mundo Afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.