Estudos mostram imagens da efetividade do uso de máscaras contra Covid-19

Imagens de estuda da Florida Atlantic University mostram que quando manequim usado no experimento está sem proteção, as partículas que saem da boca e nariz chegam a 3,6 metros de distância

Estudo da Florida Atlantic University fez simulção com diversos tipos de máscaras

O uso de máscaras para proteção contra o Covid-19 tem sido motivo de polêmicas desde que o vírus se espalhou pelo planeta. Um dos dois negacionistas mais famosos – os presidentes Donald Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (Brasil) – levam numerosas pessoas a se recusarem a usar a proteção. O que vai de encontro a numerosos estudos feitos até agora que mostram como viajam as partículas de água quando respiramos, falamos ou espirramos.

Captar imagens destas minúsculas gotas d’água que podem conter o vírus é praticamente impossível com uma câmera convencional. No estudo feito por cientistas e professores da Florida Atlantic University – com uma luz laser com uma nebulosa sintética – é possível visualizar o impacto das micropartículas ao sairem do nariz e da boca e o caminho que fazem a depender do tipo de máscara que se está usando.

Quando o manequim usado no experimento está sem proteção, as partículas conseguem chegar a 3,6 metros de distância. À medida que vão sendo colocadas máscaras no manequim, a distância se reduz e chega a 20 cm no caso das máscaras FFP1.

A televisão pública japonesa, NHK, emitiu durante o mês de março passado reportagens que mostram simulações com resultados semelhantes ao da Universidade Florida Atlantic. Nos documentários com registro do encontro de pessoas se observa a viagem das partículas e como alguma delas podem ficar suspensas no ar durante algum tempo. Também foram observadas, através de gráficos e imagens em 3D o comportamento das partículas em espaços fechados com a presença de diversas pessoas.

Nestes estudos também se demonstram que usar a máscara, mas não bem posta, também representa altos riscos. Por isso, durante os últimos meses as redes sociais se encheram de vídeos de divulgação, com informações do uso correto das máscaras e do nível de proteção que oferece segundo a sua tipologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.