Onde ficam tais montanhas? No Canadá, Nova Zelândia? Não! Nos Pirineus catalães

Prineus catalães reservam agradáveis surpresas para os visitantes, especialmente no Parque Nacional de Aïguestortes e Estany de Sant Maurici

Nem Canadá, nem Nova Zelândia! No Pallars Sobirà e no Pirineu catalão encontrarão o melhor da montanha”. A afirmação do sociólogo Gerard Sauret, no Twitter, ilustrada com fotos do Parque Nacional de Aïguestortes e Estany de Sant Maurici em rota feita recentemente, pode parecer exagero. Mas atesto, com fé em cartório, que o viajante que for à região voltará encantado com as paisagens surpreendentes que se descortinam a cada quilômetro.  

Para conhecer minimamente esta área dos Pirineus, a poucos quilômetros da fronteira com a França, o ideal é fazer base uma das cidades do entorno. No meu caso, a escolhida foi Esterri d’Àneu, na província de Lleida, na comarca de Pallars Sobirà, com pouco menos de 800 habitantes.

Esterri d’Àneu é cortada pelo rio Noguera Pallaresa

O trajeto até a cidade, a 246 quilômetros de Barcelona, leva três horas e meia. O trecho final, pela comarca do Pallars Sobirà, é acompanhado pelo rio Noguera Pallaresa, que margeia o caminho, e pelas formações montanhosas e uma exuberante vegetação.  

Esterri d’Àneu está a 246 quilômetros de Barcelona

Em Esterri d’Àneu as casas construídas em pedras e cobertas com telhas esculpidas em pedra negra, abundante na região, chamam a atenção. A cidade, onde a vida segue com traquilidade, ganha mais animação no período de verão – entre junho e outubro – quando turistas e gente com segunda residência são notados nas ruas principais.  

PARQUE NACIONAL DE AÏGUESTORTES E ESTANY DE SANT MAURICI  

Quem deseje realizar uma ou mais das diversas rotas no Parque Nacional de Aïguestortes e Estany de Sant Maurici deve se planejar bem. Para aproveitar melhor o dia e evitar as horas mais calorosas, o melhor é chegar cedo. A rota até o pé da montanha, em Espot, é de 11km, partindo de Esterri, e pode ser feita de carro em 15 minutos.  

Els Encantats (2.738 e 2747m) margeiam lago na entrada de Aïguestortes

De lá, a subida ao parque em carro particular está proibida, por isso é necessário reservar tickets no serviço de táxis que levam os visitantes até a entrada do parque. Os carros habilitados para a subida, com tração quatro por quatro, transportam até oito pessoas. No caminho já se tem um aperitivo da paisagem, com as montanhas ficando cada vez mais imponentes e a vegetação ainda mais exuberante.  

Na entrada do parque, o visitante é brindado com a imagem das montanhas chamadas Els Encantats (2.738 e 2747m) refletida no lago – são mais de 200 dentro da área de preservação. As formações são vistas de diversos pontos durante todo o trajeto. Nunca fui ao Canadá, nem à Nova Zelândia, cujas maravilhosas paisagens naturais conheço apenas de fotos ou filmes, mas esta área dos Pirineus é realmente fascinante.  

Há rotas para todos os gostos e condições físicas. Pela área passam famílias com crianças, idosos, assim como excursionistas e escaladores profissionais. A rota que seguimos foi a Circular Estany de Sant Maurici (o lago mais importante dentro do parque) – Cascata da Ratera – Estany Ratera e Mirador de l’Estany. Seguindo as indicações da rotas, seguimos eu, meu marido e nossos três filhos.  

Diversas espécies de borboletas são encontradas na área do Parque de Aïguestortes

Iniciamos a rota por volta das 10h30, depois de fazer várias fotos do lago cercado pelas imponentes montanhas. Fomos devagar pela trilha, parando a cada momento para fazer registro fotográfico das árvores, das diversas espécies borboletas, enquanto andávamos pela borda do curso d’água.  

A princípio, a caminhada é fácil, mas depois começa a subida que leva à Cascata da Ratera, um pouco mais complicada para quem não está com o preparo físico em dia. O local é parada obrigatória para fazer imagens da queda d’água.  

Rota que passa pela Cascata da Ratera é uma das mais concorridas

O trajeto segue em subida e com o passar das horas o sol começa a ficar mais forte. O ideal é estar com roupas confortáveis, usar protetor solar, proteger a cabeça e estar hidratado. Como o passeio dura até cinco horas – entre ida, volta e paradas para descansar e comer, o melhor é levar sanduíches, frutas e estar com bastante água. Na entrada do parque há uma fonte natural, em caso de estar com pouca provisão, cuja água sai geladíssima.  

Muitos dos excursionistas fazem parada no Estany de Sant Maurici

Quando finalmente se chega ao topo, no caminho para o Estany de Sant Maurici, o trajeto é mais plano. O grande lago, também cercado de montanhas de onde cai uma volumosa cachoeira, é um dos pontos de parada mais concorridos. Muita gente aproveita para comer, observar a natureza e descansar à beira do lago, à sombra das árvores.  

Cachoeira encravada nas montanhas que cercam o Estany de Sant Maurici

O banho nos lagos é proibido, uma vez que pode prejudicar os animais em seu habitat. Porém, é possível molhar os pés nas águas frias que correm serenamente. A sensação é de paz e desconexão, até porque não há sinal de internet no caminho, permitindo que se observem melhor as diversas espécies de flores, os pássaros que campeiam pelas árvores e os patos que volta e meia circulam pelos lagos.  

Depois de comer, descansar e desfrutar da beleza natural do Estany de Sant Maurici, fizemos o caminho de volta, sem pressa e aproveitando a luz da tarde para fazer novos registros de imagens. Já de regresso à entrada do parque, descansamos um pouco mais, desta vez às margens do primeiro lago. Muitas famílias nem passam desta área, preferindo curtir a paisagem com filhos pequenos à beira do curso d’agua.  

Els Encants refletido no lago na entrada do Parque Nacional de Aiguestortes

Os carros que fazem o transporte dos visitantes reaparecem no ponto de táxi a cada uma hora, das 10h até às 19h, levando de volta a Espot aos que já concluíram seus passeios. Saímos da área às 17h, levando uma sensação de bem-estar indescritível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.