Você votaria em Darth Vader para prefeito?

Darth Vader, previously known as Viktor Shevchenko, center, the leader of the Ukrainian Internet Party, waits to receive his ballot papers at a polling station during parliamentary elections in Kiev, Ukraine, Sunday, Oct. 26, 2014. Voters in Ukraine headed to the polls Sunday to elect a new parliament, overhauling a legislature tainted by its association with ousted President Viktor Yanukovych. Pollsters predict the Ukrainian Internet Party, which also includes a Stepan Chewbacca on its list, has little chance of getting into parliament in Sunday's vote. (AP Photo/Efrem Lukatsky)
Darth Vader, que foi candidato à prefeito em Odesa, na Ucrânia (AP Photo/Efrem Lukatsky)

É possível imaginar Darth Vader como candidato a prefeito de sua cidade? Ou a Chewbacca como postulante a vereador? Tais candidatos pertencem ao Partido da Internet (PI), da Ucrânia, cujos representantes imitam os personagens da saga cinematográfica “Star Wars”, de George Lucas.
O líder do partido, Darth Vader, causa furor cada vez que sai às ruas trajando sua fantasia, acompanhado dos clones de outros personagens, como Chewie, em um forgão negro, tocando a marcha imperial a todo volume.
Apesar do toque cômico de suas aparições e declarações, que propõem um futuro para a humanidade na Estrela da Morte ou a criação de uma ilha no meio do espaço para todas as sogras do mundo, o partido é real.
O PI foi fundado em 2007 por Dmitriy Golubov, que em 2005 passou seis meses em prisão domiciliar por supostamente piratear um sistema bancário dos Estados Unidos e roubar U$ 11 milhões. Absolvido, não foi comprovada a acusação.
Atualmente, Golubov é deputado do Parlamento da Ucrânia, integrando o grupo parlamentar do presidente do país, Petró Poroshenko.
Por trás dos trajes galáticos há um programa estruturado cujo objetivo é lutar contra a corrupção através da informática. O partido propõe uma iniciativa chamada “o poder sob controle”, que consiste na colocação de câmaras que transmitiriam em tempo real o que ocorre no Parlamento e nos gabinetes dos ministérios.

Chewee
Chewbacca não conseguiu votar, pois foi detido pela polícia por estacionar mal o carro

O partido participou das eleições municipais realizadas em 25 de outubro passado na Ucrânia. Darth Vader, foi candidato à prefeito na cidade de Odesa. Na ocasião, seu amigo Chewbacca não conseguiu votar, uma vez que foi detido pela polícia por estacionar mal o carro. O PI conseguiu em Odesa mais de 7.000 votos, 2,74% do total.
O imperador Palpatine se candidatou pelo distrito de Kotovskogo e foi o candidato mais votado com 54,4% dos votos. Desta forma, foi um dos conselheiros (equivalente a vereador) eleitos em Odesa.
Em uma entrevista telefônica ao jornal espanhol El Periódico (leia versão da matéria em espanhol aqui), Palpatine declarou com humor que “elegemos as forças escuras porque assim pagaremos menos de conta de luz”. Ao ser perguntado sobre a origem do financiamento do partido, assegurou que “tudo está muito bem organizado”. “Segundo o que sei, o financiamento vem do Fundo Gorbachev”. Em relação aos objetivos do PI, disse: “Nossa meta é ver uma Ucrânia totalmente informatizada e acabar com a corrupção”.
PRESIDENCIAIS
Desde o surgimento do partido, cientistas políticos como o ucraniano Artem Bidenko consideram Darth Vader como “um candidato artificial criado para levar os votos dos políticos reais”. Dmitriy Solonnikov, diretor do Instituto Moderno de Desenvolvimento Governamental, considera que “a Palpatine votou a gente que está contra o regime estabelecido, para mostrar seu descontentamento com a situação atual”. “É uma forma de a população dizer: Estamos contra tudo e por isso vamos rir”, sentencia. De momento, Darth Vader já declarou que tem previsto candidatar-se às eleições presidenciais. E daí, à galáxia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.