União Europeia desaconselha viagem à Catalunha pelo “risco máximo” da Covid

No mapa usado como base para recomendações de viagens na União Europeia, a Catalunha se enquadra na categoria de maior risco

A Catalunha está em “risco máximo” no mapa de contágio usado como base para recomendações de viagens para a União Europeia. Isso equivale à recomendação de evitar viagens não essenciais a áreas que aparecem em vermelho escuro. O alerta chega em meio ao verão, quando a região atrai muitos turistas europeus às áreas de costa.

No mapa do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, a Catalunha já estava pintada de vermelho há 14 dias depois de ultrapassar 150 casos por 100.000 habitantes. Em duas semanas mudou para vermelho escuro, com mais de 500 casos por 100.000 habitantes. Esta categoria de cor implica na “forte recomendação” da União Europeia de não viajar para a área.

A Catalunha é a terceira região da UE com a maior incidência semanal de Covid-19: 722 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. À frente ficam apenas Kypros, no Chipre, com 1.126 casos, e Algarve, em Portugal, com 795.

A situação também se agravou em outras partes da Espanha, como Castela e Leão e Navarra, que entraram na zona de alerta máximo, enquanto o resto do território do Estado permanece no vermelho.

Diante do aumento de contágio, especialmente entre jovens, o governo catalão esperaresposta da justiça ao pedido de decretar toque de queda nos municípíos mais afetados. A restrição de mobilidade proposta é das 1h até as 6h da manhã. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.