Soberanistas voltam às ruas pela independência da Catalunha

Evento foi organizado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), Òmnium Cultural e  Associação dos Municípios pela Independência (AMI)

Confira no link abaixo link de vídeo sobre o evento:

https://www.youtube.com/watch?v=R67Ya_ALor0

ANC Sant Jordi 2

Partidários da independência da Catalunha deram mais uma mostra de que o processo segue firme em ato realizado no Palácio Sant Jordi, na montanha de Montjuic, em Barcelona. Aproximadamente 16 mil pessoas lotaram o local e mais 8 mil ocuparam o anel olímpico, na parte de fora do ginásio, no evento organizado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), Òmnium Cultural e a Associação dos Municípios pela Independência (AMI), no último 24 de abril.

ANC Sant Jordi

Convergiram ao ato militantes que trabalham voluntariamente para a ANC, políticos, prefeitos e candidatos a prefeito de vários municípios da Catalunha. Além de mostrar que não há desânimo, o objetivo principal foi o de convocar a população, há um mês das eleições municipais, a votar nos prefeituráveis soberanistas.

As eleições municipais, previstas para o próximo dia 24 de maio, são consideradas a chave para a maratona de eventos programados até o dia 27 de setembro, quando acontece o pleito para a escolha dos novos integrantes do Parlamento. O acordo entre o governo e os partidos políticos que defendem a independência é que as eleições parlamentares ganhem caráter plebiscitário. Desta forma, os partidos se comprometeram a incluir em seus programas o compromisso de proclamar a república catalã, caso obtenham o maior número de assentos.

Neste contexto, os candidatos a prefeito simpatizantes à causa são considerados a ponta de lança do processo, visto que podem contribuir à campanha, defendendo junto aos seus eleitores o voto nos parlamentares independentistas.

As referências a sua importância no processo foi destacada no evento de diversas maneiras, a começar pela escolha do mestre de cerimônias, o apresentador Quim Masferrer, do canal TV3. Âncora do programa “O forasteiro”, de grande audiência, ele é conhecido e admirado por dar visibilidade às cidades do interior que visita. A decoração do palco também destacava os municípios: 947 placas penduradas em cima do cenário traziam os nomes das cidades da Catalunha.

IMG_3727

Nas falas, mais realce aos prefeitos e prefeituráveis. A presidente da Òminum Cultural, Muriel Casals, agradeceu aos atuais prefeitos que ajudaram na votação simbólica do 9 de novembro de 2014, quando 2,3 milhões de catalães desafiaram o governo espanhol votando na consulta informal sobre a independência. E conclamou aos candidatos ao pleito que se aproxima a atuar em grau superlativo. “A palavra de ordem agora é unidade, urnas e independência”, destacou.

Já a presidente da ANC, Carme Forcadell, frisou que os catalães não precisam pedir permissão a ninguém para tocar o projeto. Ela convocou os prefeitos a explicarem à população os benefícios que podem ser conquistados numa eventual República Catalã. “É a oportunidade de ter um estado mais justo, mais transparente, eficiente, aberto e solidário”, enfatizou, ao dizer que aqueles que não reconhecem os catalães como cidadãos não poderão parar a democracia.

No evento, foi relançada a campanha Ara és l’hora (Agora é a hora), que pretende explicar os passos programados para chegar à Declaração Unilateral de Independência. Que depende de uma votação massiva nos parlamentares comprometidos em elaborar uma nova constituição. “Seremos o próximo estado da Europa”, concluiu sob aplausos da multidão.

O ato foi intercalado por apresentações musicais e de dança, exibição de vídeos e pela formação de um grande mosaico com as cores da bandeira catalã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.