As lágrimas de Obama

Por Cesar Vanucci *

“O lobby das armas não pode fazer a América de refém.”
(Barack Obama)

Alguns insinuam que tudo não passou de estudada encenação mode sensibilizar desprevenidas arquibancadas. Aprontação marqueteira lambuzada de demagogia populista.

Lagrimas Obama

Mas não foi bem assim que o desajeitado escriba amigo de vocês viu o choro de Barack Obama ao vivo e em cores. A emoção na fala pareceu bastante sincera. Razões poderosas não faltam, por certo, para que ele e muitos de seus compatriotas externem publicamente pesar dolorido diante da calamidade confrontada pela sociedade estadunidense com a paranoica politica vigente no país, que garante a qualquer um, menores inclusive, o livre acesso a armas de qualquer calibre para usos ajustados a toda sorte de conveniências nocivas.

Soa incompreensível nos ouvidos dos autênticos humanistas e democratas, gerando infinita perplexidade e justificados temores, os argumentos levantados por adversários do Presidente dos Estados Unidos quando se contrapõem, com furor, reconhecer-se-á talebanista, aos bem intencionados planos governamentais referentes ao fortalecimento dos esquemas de controle das armas de fogo. À luz do senso comum, o pacote de medidas restritivas anunciado chega a ser incrivelmente tímido. Fica bem aquém das expectativas legítimas que possam ser geradas, em qualquer ambiente civilizado, pelo cidadão do povo, com vistas a garantir a paz e a tranquilidade à sua volta.

O que Obama quer, nas ordens executivas divulgadas debaixo do fogo cerrado de desvairados oposicionistas, é simplesmente dificultar a venda a rodo de armas. É estabelecer um ordenamento mínimo na comercialização desenfreada. O que propõe montar é um sistema razoavelmente confiável de controle dos antecedentes dos compradores e vendedores. A quase totalidade deles age com plena liberdade em atividades comerciais – pasmo dos pasmos – online e em “feiras e eventos de produtos” onde não se exige dos fornecedores dos mortíferos artigos licenciamento legal para o trabalho. O que Obama pede é maior rigor na liberação de autorizações de porte de armas e proibição taxativa na aquisição por pessoas não devidamente identificadas. O rastreamento do perfil dos compradores, entende ele sensatamente, concorrerá para reduzir as possibilidades de que as armas caiam nas mãos de elementos perniciosos à convivência humana.

Circulam hoje nos Estados Unidos em poder de civis mais de trezentos milhões de armas, quantidade superior aos estoques de muitos exércitos. A indústria armamentista, responsável maior por essa pandemia, recusa-se a submeter-se a qualquer legislação que lhe retire o “direito” de comerciar livremente suas mercadorias. Isso fere, esbraveja farisaicamente, o “direito de liberdade pessoal”. Para a poderosa Associação Nacional do Rifle, uma excrecência associativa que se pretende ser levada realmente muito a sério, o que entra em jogo são “prerrogativas constitucionais legítimas”, escoradas na necessidade social – vejam só o tamanho do absurdo! – de se ter uma milícia bem ordenada para segurança do Estado. Em assim sendo, o “direito” do cidadão possuir e portar armas carece ser garantido a qualquer custo. Melhor dizendo, a qualquer preço…

Trata-se, visto está, de assustadora “aberração jurídica”. Sobretudo quando se tem presente o macabro registro das milhares de pessoas vitimadas por armas de fogo. E o que não dizer dos massacres de inocentes periodicamente promovidos por atiradores solitários que priorizam escolas – sabe-se lá por quais demenciais propósitos – como alvos dos atentados?

Obama falou desses atentados enquanto as lágrimas escorriam. Usou palavras candentes para lamentar o que vem ocorrendo frequentemente “nas ruas de Chicago”. Estranhavelmente, nada li ou ouvi, em nenhum órgão de divulgação explicações complementares a respeito de qual problema grave de violência sistemática a que o Presidente dos EUA estaria se reportando nesse trecho específico de sua alocução.

Em cenas mostradas na televisão, colhidas em diferentes cidades dos Estados Unidos, aparecem cidadãos comuns circulando pelas ruas carregando “normalmente” cinturões com pistolas automáticas e pentes de balas no mais rematado estilo faroeste. As imagens fornecem-nos aterrorizante exemplo daquilo que, bem provavelmente, fez Obama verter lágrimas.

* O jornalista Cesar Vanucci (cantonius1@yahoo.com.br) é colaborador do blog Mundo Afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.