Um milhão e meio de livros vendidos num dia. Imagina se fosse no Brasil!

Sant Jordi 3I

Isso mesmo: 1,5 milhão de livros vendidos em um só dia. A notícia foi divulgada na última segunda-feira (27) na Catalunha, Espanha. Resultado das vendas no último Dia de Sant Jordi (São Jorge para os brasileiros), comemorado em 23 de abril, quando é tradição presentear amigos e familiares com livros e rosas. Quem acompanha o acontecimento se impressiona. Ruas invadidas por uma multidão que se espreme em busca de livros e rosas, onde os autores, locais ou estrangeiros, muitos deles famosos, ficam à disposição dos leitores para assinar os exemplares adquiridos.

O balanço foi divulgado pela Secretaria de Cultura da Catalunha e referendado pelo Grêmio de Livreiros, Grêmio de Editores e Associação de Editores em Língua Catalã. E revela que tais vendas representaram faturamento de 20,35 milhões de euros, 4% a mais que no ano passado.

Sant Jordi 2Dos livros vendidos, 53,59% são no idioma catalão e 46,41% e castelhano, num total de 43.070 títulos. Um resultado comemorado, visto que houve crescimento do consumo de leitura na língua oficial da Catalunha. O que representa o dobro do ano anterior, quando foram 32,87% em catalão e 67,13% em castelhano.

A venda de rosas, comumente presenteada às mulheres, visto que também é u dia envolto no romantismo, chegou a 7,5 milhões de unidades. Ah, se fosse no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.